EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5540
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA LUCIANO ÓTICA EM ARACATI – CE
Autor(es): LIMA, Andrea Kaliany da Costa
OLIVEIRA, Werilon Costa
OLIVEIRA, Hudson do Vale de
NUNES, José Orlando Costa
Abstract: O clima organizacional reflete o estado de disposição e de satisfação das pessoas na realização de suas atividades e na busca de metas e objetivos traçados pela organização. Este trabalho tem como objetivo analisar o clima organizacional na Luciano Ótica, buscando identificar os diversos fatores que influenciam direta e indiretamente o clima da organização, diante da necessidade de se conhecer as percepções dos colaboradores em relação às ações realizadas pela empresa para que haja predomínio de um clima agradável a todos, no local de trabalho. A referida empresa atua no ramo da óptica desde 2002, sempre procurando inovar e sobressair-se frente aos concorrentes. Para atingir os objetivos propostos neste trabalho, utilizou-se pesquisa do tipo exploratória, qualitativa, descritiva, disposta de modo quantitativo para facilitar a compreensão dos dados obtidos. Destacou-se como fatores relacionados ao clima organizacional: as relações interpessoais, a estrutura física da empresa, a motivação que a empresa exerce sobre seus funcionários e as relações entre gestor e funcionários. O estudo traz de maneira clara os conceitos de clima organizacional, suas ações em prol do desenvolvimento da organização juntamente com o bem-estar dos funcionários e gestores, promovendo melhores resultados no desempenho geral da organização.
Palavras-chave: Clima organizacional
Satisfação
Motivação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5540
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andrea_kaliany_costa_lima2.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)78.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.