EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5538
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NA MASSA DE 1000 GRÃOS DA CULTIVAR DE MILHO DKB 330
Autor(es): COSTA, André Ribeiro
REZENDE, Roberto
HELBEL JUNIOR, Celso
ANTUNES, Fausto Marchori
Abstract: A aplicação de fertilizantes via água de irrigação é uma medida de extrema importância que está relacionada com a prática da agricultura irrigada nos dias atuais. Por meio dos adubos são fornecidos os nutrientes necessários ao pleno crescimento e desenvolvimento das plantas, em especial, as de interesse agronômico. No que diz respeito à cultura do milho, a adubação nitrogenada tem um papel indispensável, já que o N é o elemento absorvido em maior quantidade e está presente em diversas reações que ocorrem nas plantas, assim como está relacionado com destacáveis resultados na produtividade e nas componentes da produção. Desta maneira foi montado um experimento visando estudar os efeitos da adubação nitrogenada com uréia utilizando fertirrigação na massa de 1000 grãos da cultivar de milho safrinha DKB 330. Os tratamentos avaliados foram compostos da combinação de 5 práticas de adubação nitrogenada, sendo que a uréia foi fornecida as plantas de milho por meio da adubação tradicional manual em dose única e por meio da água de irrigação não somente em dose única, mas, em 2, 3 e 4 parcelamentos. O sistema de irrigação utilizado na área experimental foi o de aspersão convencional, de modo que os aspersores utilizados possuíram espaçamento de 12 metros X 12 metros. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados com 4 repetições. Os resultados indicam que os melhores desempenhos de massa de 1000 grãos foram obtidos quando a uréia foi aplicada através da fertirrigação fazendo-se o parcelamento triplo da dose.
Palavras-chave: Adubação
Aspersores
Nitrogênio
Parcelamento
Safrinha
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5538
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andre_ribeiro_costa3.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)78.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.