EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5536
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DE DOSES DE NITROGÊNIO NA PRODUTIVIDADE DE MILHO NO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): COSTA, André Ribeiro da
REZENDE, Roberto
HELBEL JUNIOR, Celso
ANTUNES, Fausto Marchori
Abstract: Os sistemas de produção atuais exigem um certo grau de investimento para que ocorra a maximização da produtividade das culturas e ao mesmo tempo a diminuição dos custos de produção. Desta forma, a atividade agrícola pode ser considerada rentável. Para que estes objetivos sejam atendidos é de extrema importância utilização dos fertilizantes. Com o objetivo de se estudar o desdobramento dos efeitos da aplicação de uréia na produtividade da cultura do milho é que se montou este experimento. O nitrogênio foi fornecido as plantas de por meio da adubação manual tradicional em dose única e também por meio da técnica de fertirrigação em forma única e forma parcelada. O sistema de irrigação utilizado na área experimental foi o de aspersão convencional, de modo que os aspersores utilizados possuíram espaçamento de 12 metros X 12 metros. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados com 5 tratamentos e 4 repetições. Foram utilizadas sementes de milho safrinha da cultivar DKB 330, que se adapta as diversas regiões de plantio do país. Os resultados indicaram que os melhores desempenhos produtivos foram obtidos através do parcelamento triplo da dose de uréia nas lavouras fertirrigadas em comparação com a aplicação em dose única seja por meio da água de irrigação ou por meio da adubação tradicional manual.
Palavras-chave: Adubação
Fertirrigação
Milho
Nitrogênio
Parcelamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5536
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andre_ribeiro_costa.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)78.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.