01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ARTES VISUAIS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5535
Tipo: Artigo
Título: A imagem artística como suporte às fragilidades da mente humana
Autor(es): PAULA, Priscila Alves de
Primeiro Orientador: JACOMEL, Daniela
Abstract: O seguinte artigo origina-se de estudo bibliográfico sobre como as imagens artísticas podem contribuir para a superação de fragilidades da mente humana, as doenças mentais e as vulnerabilidades inerentes e cotidianas. Apresenta-se um percurso histórico de como as debilidades e necessidades humanas são representadas nas imagens artísticas. Objetiva-se debater as possíveis contribuições da imagem artística para o restabelecimento do equilíbrio da psique do indivíduo por meio da fruição e feitura de obras de arte. Reflete-se que produzir imagens, assim como fruí-las pode ser um processo catártico que traga para o sujeito o autoconhecimento e sirva de ferramenta para resolver crises emocionais. Propõe-se a análise dos benefícios do uso das imagens artísticas pela da arteterapia clínica, realizada por psicólogos e arteterapeutas e da arteterapia cotidiana que pode ser praticada pelo próprio indivíduo.
Palavras-chave: Arteterapia
Psique Humana
Restabelecimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Paula, Priscila Alves da. A imagem artística como suporte às fragilidades da mente humana. 19f. 2018. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Artes Visuaisda UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5535
Data do documento: 1-Nov-2018
Aparece nas coleções:ARTES VISUAIS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfPaula, Priscila Alves de.601.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.