EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5526
Tipo: Artigo
Título: CORRELAÇÃO ENTRE O IMPACTO DE CUIDAR E CAPACIDADE FUNCIONAL DE PACIENTES COM DOENÇA DE ALZHEIMER
Autor(es): ARAÚJO, Ana Paula Serra de
MOREIRA, Raissa Carla Paulino Silva e
SLABCOUSK, Renata Lu
Abstract: O presente estudo teve por objetivo avaliar o impacto que o déficit da capacidade funcional de pacientes com doença de Alzheimer (DA) podem causar em seus cuidadores, mediante a utilização de um questionário de entrevista elaborado pelas autoras do estudo e composto pelos questionários do multidimensional estado funcional (BOMFAQ) e Zarit. Os resultados obtidos foram analisados e classificados conforme a sua freqüência em percentagem. Após análise dos resultados constatou-se que o nível de sobrecarga e estresse enfrentado pelos 21 (100%) cuidadores participantes do estudo é relativamente baixo e que as maiores dificuldades enfrentadas por estes cuidadores durante a prestação do serviço de cuidador de um paciente com DA, são o fato não receberem auxilio por parte de familiares dos pacientes com DA ao qual prestam o serviço de cuidador. Concluiu-se com o presente estudo que embora o nível de sobrecarga enfrentado pelos cuidadores participantes do estudo seja relativamente baixo. O nível de estresse desses cuidadores é influenciado o tempo todo por todas as dificuldades enfrentadas pelos pacientes com DA ao qual prestam o serviço de cuidador, bem como pela relação cuidador – paciente, que com o passar do tempo tende a gerar sintomas de sentimentos de sobrecarga e ressentimento que causam um enorme impacto sobre as vidas dos cuidadores.
Palavras-chave: Doença de alzheimer
Capacidade funcional
Cuidador
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5526
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_paula_serra_araujo5.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)118.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.