01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/552
Tipo: Dissertação
Título: Concepção e uso de artefatos na obtenção de requisitos para um software social baseados na cultura e valores da comunidade usuários
Autor(es): BOSSONE, Elisangela Maria da Silva
Primeiro Orientador: BORTOLOZZI. Flávio
metadata.dc.contributor.advisor-co1: VERMELHO, Sonia Cristina Soares Dias
Abstract: O objetivo desta pesquisa é conceber artefatos e utilizá-los a fim de obter requisitos para um software social baseados na cultura e valores da comunidade usuário do software e-SMI. Para atingir este objetivo foi aplicado quatro artefatos provenientes da Semiótica Organizacional, oriundos do método de articulação de problema – PAM. E foram utilizadas duas técnicas de coleta, entrevista com grupo focal e questionário que resultaram na concepção de dois artefatos, um baseado na entrevista com o grupo focal e o outro baseado no questionário, os dois com o objetivo de obter requisitos baseados na cultura e valores da comunidade de gestantes e mães com filhos até um ano de idade. Ao aplicar os artefatos do método PAM, feito algumas alterações, adaptando-os a realidade/necessidade da comunidade de usuários foi possível retirar dessa comunidade informações quanto a sua cultura e valores, juntamente com as entrevistas com grupo focal. A partir da análise desses artefatos e das entrevistas com grupo focal, foi confeccionado o questionário. Sendo que a concepção dos artefatos se deram no momento da análise dos mesmos, onde ocorreu a elicitação dos requisitos para o software social e a partir deste ponto propor possível visualização. Essa pesquisa contribuiu num contexto social quanto a cultura e valores que tem sido esquecido ou simplesmente avaliado sem nenhum valor para os usuários e especificamente de um software social. Através do processo de elicitação de requisitos, foi possível apresentar algumas informações que servirá como referência para as etapas subsequentes para os desenvolvedores do projeto. Provavelmente, a partir dessas informações, poderá ter um software social onde possam interagir de forma que todos tenham acesso as mesmas informações e faça sentido, inteirando as necessidades de cada usuário.
Palavras-chave: Cultura
Valores
Artefatos
Requisitos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/552
Data do documento: 27-Mar-2015
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELISÂNGELA MARIA DA SILVA BOSSONE.pdfDissertação1.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.