EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5504
Tipo: Artigo de Evento
Título: NOVAS POSSIBILIDADES JORNALÍSTICAS E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA WEB
Autor(es): AMARAL, Amanda Wessler do
SANTOS, Lívia Miranda
KOGA, Thais Fernandes
VELHO, Ana Paula Machado
Abstract: O cenário atual é de consolidação da linguagem do mais novo meio de comunicação, a World Wide Web – uma das subredes da internet. Diferentes signos linguísticos surgem e influenciam a produção jornalística. Nasce uma nova possibilidade de comunicar, por meio da multimidialidade, que é a utilização do hibridismo entre verbal, sonoro e visual. Esta pesquisa busca conhecer a natureza e as possibilidades de organização de podcast e viodecast. Podcast é entendido como arquivo de áudio disponibilizado na internet, em que o internauta pode “baixar” o conteúdo por meio da rede virtual e videocast é o conteúdo disponibilizado em formato audiovisual. Como utilizar o pod e o videocast para incrementar os processos de divulgação da ciência, é a pergunta norteadora da pesquisa. Para a formulação das considerações do trabalho, será utilizado as proposições de autores como Canavilhas, Castrejón, Velho, Norval Baitello, Zielinski e Romano, que discutem a importância da utilização da pluralidade de códigos no processo de comunicação. Posteriormente, a pesquisa será testada de forma empírica, com a produção de materiais em pod e videocast para a editoria de Ciência e Saúde, da Agência Megafone. A Agência é um produto laboratorial do curso de Comunicação Social do Cesumar. Espera-se por meio da pesquisa encontrar novos formatos para a comunicação do conteúdo científico de forma acessível a todos os internautas.
Palavras-chave: Ciência
Jornalismo
Web
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5504
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amanda_wessler_amaral.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)76.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.