EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5501
Tipo: Artigo de Evento
Título: TÉCNICAS COMPORTAMENTAIS NO ÂMBITO DA SAÚDE
Autor(es): FERREIRA, Amanda Gargantini
KOMATSU, Roberta Yuri
GALLO, Alex Eduardo
Abstract: Existem muitas técnicas usadas pela terapia comportamental e esta é uma oportunidade para que o cliente emita comportamentos que lhe têm trazido problemas, nela a pessoa que buscou ajuda é privilegiada pelo trabalho de um profissional capacitado a utilizar técnicas e procedimentos específicos. O projeto de pesquisa em questão busca identificar quais as técnicas de intervenção psicológica, dentro da abordagem da terapia comportamental, que mais são utilizadas pelos psicólogos nas instituições de saúde pública e privada. O levantamento dos dados foi obtido através da análise de questionários que foram aplicados em cinco psicólogos comportamentais da saúde, após a coleta de dados, os questionários foram comparados. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente e chegamos a conclusão de que as três principais técnicas utilizadas nas instituições de saúde foram a técnica de relaxamento, o treinamento em habilidades sociais e a prática de terapia cognitiva. Portanto podemos perceber e apesar das diversas técnicas dentro da abordagem comportamental existentes, apenas um número pequeno ainda é utilizada, mostrando que efetivamente ainda essa área está em desenvolvimento.
Palavras-chave: Psicólogos
Saúde
Técnicas comportamentais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5501
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amanda_gargantini_ferreira.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)89.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.