EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5498
Tipo: Artigo de Evento
Título: INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NO LACTENTE COM DISFAGIA OROFARINGEA NEUROGÊNICA: ESTUDO DE CASO
Autor(es): DANIELI, Aline Karla Souza
GOMES, Cristiane Faccio
Abstract: Disfagia é um distúrbio de deglutição, caracterizada por alterar a dinâmica desta, que é de levar o alimento da boca até o estômago. Deglutir é um ato complexo, composto uma ação neuromuscular sinérgica eliciada voluntariamente. A interação entre os músculos e nervos envolvidos no processo de deglutição resulta em uma deglutição eficaz e segura, considerando a manipulação, o transporte do bolo alimentar e a proteção das vias aéreas. Algumas intercorrências do período peri natal podem estar relacionadas com os quadros de disfagia em lactentes. Sendo assim, este estudo visou caracterizar os resultados da intervenção fonoaudiológica empregada na disfagia orofaríngea neurogênica em lactentes, no que se refere à reabilitação das funções e estruturas do Sistema Estomatognático e identificar os benefícios da reabilitação da disfagia para promoção de uma alimentação segura, eficiente e saudável. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, através de uma análise, descrição e comparação dos dados obtidos na entrevista (anamnese), avaliação e terapia fonoaudiológica. Os resultados mostraram que após o período de intervenção fonoaudiológica ocorreu o aprimoramento das funções e estruturas do Sistema Estomatognático o que facilitou a promoção de uma alimentação segura, eficiente, nutritiva e saudável com a manutenção do prazer e funcionalidade alimentar. Também foram inibidos os reflexos patológicos e estabelecido um aprimoramento da postura global. Concluiu-se, portanto, que os resultados da presente pesquisa indicam que a intervenção fonoaudiológica no lactente com disfagia orofaríngea neurogênica é eficaz e necessária pois, esta auxilia no estabelecimento de padrões necessários à alimentação do indivíduo.
Palavras-chave: Disfagia orofaríngea neurogênica
Intervenção fonoaudiológica
Lactente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5498
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aline_karla_souza_danieli.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)85.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.