EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5496
Tipo: Artigo
Título: PERFIL DOS BEBÊS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO CANGURU
Autor(es): ROVERI, Paolla Furlan
CORRÊA, Darci Aparecida Martins
GONZALES, Herika Faganello
DIANIN, Larissa Camila
BUSATTO, Vivian
Abstract: O Recém-Nascido (RN) de risco é a criança de 0 a 28 dias que apresenta risco de vida, em decorrência de imaturidade de múltiplos sistemas, necessitando, assim, de cuidados intensivos para sua sobrevivência (WHALEY; WONG,1999). Buscando a diminuição dos índices de mortalidade infantil no país e humanização do nascimento, o Ministério da Saúde, lançou o Método Mãe Canguru (MMC). Este Método divide-se em três etapas. A 1ª é o período em que o RN necessita de internação na UTI Neonatal. Na 2ª etapa o RN se encontra estabilizado e permance em alojamento conjunto com sua mãe. A 3ª etapa consiste no acompanhamento ambulatorial do bebê após a alta hospitalar (Brasil, 2002). O Ambulatório Canguru (AC) representa a terceira etapa do MMC, e tem como proposta, o acompanhamento dos bebês por meio da consulta de enfermagem e médica, até atingirem peso ideal de nascimento (3.000g) ou quando estiverem estáveis. Após a alta do AC, o bebê é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou para a puericultura do Hospital Universitário de Maringá (HUM). Este trabalho objetivou analisar o perfil de morbidade destes bebês durante seu acompanhamento no AC. O estudo foi descritivo exploratório, do tipo coorte, realizado com os bebês atendidos no AC nos anos de 2008 a 2010. Através da caracterização dessa população pode-se conhecer seus dados epidemiológicos, bem como os principais problemas de saúde que acometeram estes bebês, permitindo desta forma, um atendimento diferenciado e individualizado, garantindo-lhes melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: Avaliação em Saúde
Crescimento e desenvolvimento
Recém-nascido de risco
Saúde da criança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5496
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paolla_furlan_roveri.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)132.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.