EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5492
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO REFLUXO EM VEIAS SUPERFICIAIS NA CLÍNICA DA INSUFICIÊNCIA VENOSA CRÔNICA DOS MEMBROS INFERIORES
Autor(es): BERGAMASCO, Nathália Cabral
MANGOLIM, Amanda Sampaio
SEIDEL, Amélia Cristina
ROSSETTI, Leandro Pablos
Abstract: Estima-se que 5 a 20% da população adulta de países desenvolvidos seja acometida por insuficiência venosa crônica (IVC), sendo esse o transtorno vascular mais frequente. Estudos recentes mostram que, na maioria dos pacientes com IVC, as junções estão competentes e o refluxo superficial correlacionado está presente ao longo do trajeto das veias safenas. Este trabalho objetivou correlacionar a importância da presença do refluxo na veia safena parva com os sinais e sintomas da IVC, por meio da classificação CEAP, em pacientes do sexo feminino. O mesmo se deu por meio de uma revisão retrospectiva de exames de ultrassom vascular com Doppler de mulheres com sinais e sintomas de IVC que foram submetidas a um exame clínico para qualificá-las na classe clínica da classificação CEAP e, prospectivamente, foram avaliadas por meio de ultrassom vascular com Doppler em um laboratório de imagem ligado a universidade para determinar a distribuição do refluxo. Para análise das variáveis: veia acometida e quadro clínico,foram preenchidos protocolos com os dados de interesse e realizado um tratamento estatístico para a comparação dos grupos. Os resultados obtidos sugerem uma correlação entre o refluxo venoso ao longo das veias safenas, tributárias ou perfurantes com a gravidade clínica da IVC; e dessa forma, demonstram-se úteis para um tratamento mais adequado com grande potencial de preservação das veias safenas em pacientes com indicação cirúrgica.
Palavras-chave: Insuficiência venosa crônica
Refluxo venoso
Ultrassonografia Doppler em cores
Veia safena parva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5492
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nathalia_cabral_bergamasco.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)288.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.