EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5487
Tipo: Artigo
Título: IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA AGROSSILVIPASTORIL EM PASTAGENS
Autor(es): SALEM, Najla Feres Mohamed
FERREIRA, Solange Gomes Colhado
Abstract: O Brasil é um dos maiores produtores de carne do mundo, tendo o maior rebanho existente para o abate. O país tem um excelente ambiente que favorece a produção desses animais. A alimentação desses animais é feita, principalmente, por pasto; porém o manejo desses pastos na maioria das vezes não é adequado, isso faz com que haja uma diminuição na produtividade dessas plantas e consequentemente traga uma queda no desenvolvimento dos animais. Existem muitos processos para a recuperação dessas pastagens, entre eles está o sistema agrossilvipastoril, que tem o objetivo de produzir alimentos e matéria orgânica, conservação ambiental, entre outros. No sistema agrossilvipastoril tudo é otimizado; a madeira das árvores pode servir de estacas, reformando cercas, currais ou até mesmo para a construção civil. O esterco recolhido no curral dos animais pode ser usado como adubo orgânico na agricultura e sem contar que o produtor não precisará fazer desmatamento da área ou realizar queimadas na vegetação. Isso ajuda a reverter o quadro de degradação pois o sistema copia ao máximo a natureza, preservando árvores, mantendo reservas de floresta nas propriedades e a mata ciliar dos cursos d'água. Nele são utilizadas tecnologias não-agressivas ao meio ambiente, uma vez que combina cultura, árvores e animais numa mesma área simultaneamente. Este trabalho aponta os problemas mais freqüentes nas pastagens brasileiras, indicando soluções para melhorar a qualidade das forragens e melhorar também a performance dos animais criados, gerando maior produtividade e sustentabilidade da propriedade. Para isso será realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto.
Palavras-chave: Manejo
Produtividade
Recuperação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5487
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
najla_feres_mohamed_salem3.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)106.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.