EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5480
Tipo: Artigo
Título: AULAS DE LITERATURA E NOVAS TECNOLOGIAS: A TV MULTIMÍDIA COMO MEDIAÇÃO PARA A FRUIÇÃO LITERÁRIA
Autor(es): ZAFALON, Míriam
Abstract: O trabalho delineado nestas páginas discute a inserção da TV Multimídia no contexto escolar das escolas paranaenses, mais especificamente nas aulas de literatura. A escolha do tema reflete a necessidade de apontar a importância desse novo instrumento no cotidiano educacional, atendendo à proposta de integração das mídias como veículo de promoção de conhecimentos, atendendo aos avanços tecnológicos propostos pela contemporaneidade. A TV Multimídia é uma ação governamental que propõe assegurar aos estudantes paranaenses uma educação entremeada por linguagens de diferentes naturezas que conduza à aprendizagem real. A reflexão constante nesse trabalho ainda sinaliza para a importância de valorizar a presença do sujeito-aluno no processo de construção do conhecimento mediado pela tecnologia. Para tanto, e centralizando o estudo na área do ensino da literatura, utiliza-se a Estética da Recepção, teoria criada por Jauss (1994) e Iser (1999), que privilegia a presença do leitor no confronto com o texto escrito e com o ponto de vista do autor. Além da pesquisa bibliográfica, este trabalho contou com a análise de resultados obtidos após a utilização da TV Multimídia por alunos de uma terceira série do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Adolpho de Oliveira Franco, visando a uma mediação produtiva feita pelo instrumento tecnológico mediante o momento de aprendizado do conteúdo literário trabalhado.
Palavras-chave: Ensino da literatura
Estética da recepção
TV multimídia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5480
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
miriam_zafalon.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)123.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.