01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/548
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da capacidade para o trabalho de professores dos três níveis de ensino nas instituições públicas e privadas do Município de Maringá – Paraná
Autor(es): SILVA, Daniela Ferreira Correa da
Primeiro Orientador: BERNUCI, Marcelo Picinin
metadata.dc.contributor.advisor-co1: VERMELHO, Sonia Cristina Soares Dias
Resumo: Embora a identificação de complicações de saúde decorrentes da prática docente tenha sido foco de inúmeros estudos, a avaliação do comprometimento da capacidade para o trabalho de professores ainda é pouco investigada. O presente estudo avaliou a capacidade para o trabalho de professores nos diferentes níveis de ensino e nas diferentes instituições, pública e privada, bem como os principais fatores sócio demográficos envolvidos nesta resposta. Trata-se de um estudo transversal com 1.070 professores da rede de ensino do Município de Maringá (PR). A capacidade de trabalho foi avaliada a partir do Índice para Capacidade de Trabalho (ICT). Embora nos níveis fundamental e superior o ICT dos professores não diferiu entre a rede pública e a privada, no ensino médio, os professores da rede pública apresentaram ICT superior aos da rede privada. Professores do sexo feminino de todos os níveis de ensino e de ambas as instituições, públicas e privadas, apresentaram ICT superior aos do sexo masculino. Professores casados apresentaram escores de ICT inferiores aos solteiros, viúvos e divorciados. O tempo de atividade docente não interferiu na capacidade para o trabalho. Professores do ensino fundamental e médio com idade entre 50 e 60 anos obtiveram piores escores de ICT do que os do ensino superior de mesma idade. De forma geral, o estado civil, o gênero e idade foram fatores preponderantes para a determinação da capacidade para o trabalho, que nesta população específica, independente do nível de ensino e tipo de instituição, foi considerada do tipo boa.
Palavras-chave: Saúde
Qualidade de vida
Trabalho
Professor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/548
Data do documento: 26-Fev-2015
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELA FERREIRA CORREA DA SILVA.pdfDissertação1.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.