EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5477
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA EM DIFERENTES MEIOS DE CULTURA APÓS REMOÇÃO DO DISJUNTOR DE HASS
Autor(es): CABRAL, Mayara Emilly
GONÇALVES, Izabela Caroline Santana
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
SUGUINO, Rosely
Abstract: O objetivo da pesquisa é avaliar a presença de diferentes tipos de microorganismos após a remoção do disjuntor de Haas em crianças na fase da dentadura mista. A amostra será constituída por trinta pacientes (30) na fase da dentadura mista, na faixa etária de 06 a 12 anos de idade submetidos ao tratamento com o disjuntor de Haas, provenientes da Clínica Integrada Infantil do Cesumar, Associação de Apoio ao Paciente Fissurado de Maringá (AFIM) e no curso de Pós-Graduação do Centro Educacional Dental Press. Após a remoção do disjuntor de Haas com o auxílio do swab será coletado a placa bacteriana aderida à superfície acrílica em duas regiões: uma próxima ao parafuso expansor e outra na superfície mais ampla da região do palato, sendo possível comparar qual região retém mais placa. O biofilme será semeado em três placas de Petri, cada qual contendo um meio de cultura diferente: Ágar mitis salivarius, Ágar sabourraud e Ágar rogosa. Posteriormente será realizada a contagem de colônias e identificação de prováveis microorganismos cultivados ( estafilococos, estreptococos e fungos). Com base nos resultados obtidos, o presente estudo discutirá a hipótese de se elaborar um protocolo para o controle da placa bacteriana em pacientes submetidos ao tratamento com o disjuntor de Haas, evitando-se uma possível ocorrência de bacteremia transitória nos indivíduos, assim como o risco de contaminação por meio das moldagens a outros profissionais, como por exemplo protéticos e técnicos de laboratório. Será discutido a real importância de submeter o paciente a uma profilaxia mensal com a finalidade de reduzir o número de colônias bacterianas retidas no aparelho disjuntor de Hass.
Palavras-chave: Biofilme
Disjuntor de Haas
Microorganismos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5477
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mayara_emilly_cabral.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)106.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.