EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5472
Tipo: Artigo
Título: BIOPIRATARIA: UMA AMEAÇA À BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA
Autor(es): MOREIRA, Aline Cristina Pessutti
CARDIN, Valéria Silva Galdino
Abstract: A biodiversidade corresponde as diversas formas de vida existentes. Destacamos, então, que a Amazônia é uma região de ampla biodiversidade, atingindo grande relevo no setor econômico face o desenvolvimento da biotecnologia, que através da bioprospecção, visa o descobrimento de princípios ativos nos recursos naturais para o desenvolvimento de produtos altamente comerciais. Neste contexto é que surge a biopirataria, a qual se caracteriza por ser uma conduta violadora dos princípios da Convenção sobre Diversidade Biológica, principalmente no que se refere ao principio da soberania estatal sobre seus recursos naturais e ao principio da repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da exploração do recurso genético. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo pesquisar a ocorrência da biopirataria na região amazônica e analisar os instrumentos jurídicos utilizados atualmente para proteger a biodiversidade diante do acesso ilícito da flora e da fauna. Utilizou-se da técnica de levantamento e análise bibliográfica, a qual consiste no método teórico e compilativo. Fez-se leitura e fichamento das principais fontes de pesquisa, análise do material estudado e anotações sistematizadas dos textos que permitiam aprofundar a compreensão do tema e das questões levantadas. Assim, constatou-se que a ocorrência da biopirataria tem provocado desequilíbrio ambiental, bem como possibilitado a monopolização de recursos genéticos nacionais por países estrangeiros. No tocante a proteção jurídica, não há norma que compreenda especificamente essa conduta ilícita, sendo aplicadas as sanções administrativas presentes no artigo 30 da Medida Provisória 2186-16/2001 e no Decreto 5.459/2005, bem como as sanções penais da Lei 9.605/98.
Palavras-chave: Amazônia
Biodiversidade
Biopirataria
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5472
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aline_cristina_pessutti_moreira.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)75.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.