EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5471
Tipo: Artigo
Título: PERFIL SOCIOECONÔMICO DE FEIRANTES QUE COMERCIALIZAM HORTALIÇAS NA FEIRA DO PRODUTOR NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ -PR
Autor(es): DEMENECK, Mary Terezinha
SANCHES, Rafael Egéa
ZULIAN, Pedro Cecere Filho3 Cristiane Bento
Abstract: Este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil socioeconômico da feira do produtor de Maringá, constituída a mais de 29 anos, contando atualmente com cerca de 100 expositores que comercializam uma grande variedade de produtos. O estudo permitiu observar a variedade de hortaliças comercializadas, tipo da agricultura praticada (sistema orgânico, misto e convencional) e grau de satisfação com a atividade. Os dados foram coletados por entrevista semi-estruturada com 24 feirantes, gerentes do negócio, com os seguintes questionamentos: dados pessoais, sexo, grau de instrução, idade, quanto aos itens referentes à comercialização das hortaliças como tempo de trabalho em feiras, quantidade de feira realizada mensal, renda livre média por feira, localização das propriedades rurais, se a propriedade é própria ou arrendada, culturas comercializadas, adubação realizada, controle de doenças, dentre outros aspectos. Observou-se que a grande maioria é constituída por homens, com 2º grau de instrução, idade predominante 31 a 50 anos, estão a mais de 11 anos de trabalho em feiras, com média de 07 feiras mensais, e renda média por feira entre R$ 300,00 a R$ 700,00. Há predominância pela cultura de alface devido à maior demanda de consumo, seguido por tomate, pepino e cenoura. Os resultados obtidos demonstram que a feira de produtor de Maringá tem um importante papel no desenvolvimento das famílias e na sociedade como um todo assegurando trabalho e renda, dentro dos princípios da agricultura sustentável, onde traz benefícios ambientais, econômicos, sociais e culturais na sociedade.
Palavras-chave: Agricultura orgânica
Agricultura sustentável
Produtos hortícolas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5471
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mary_terezinha_demeneck.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)110.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.