EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5468
Tipo: Artigo
Título: A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): RUBINO, Alexsandra Magne
BERTONCELLO, Ludhiana
Abstract: Os programas de inclusão digital oferecidos no País têm abordado em sua maioria, apenas a necessidade de fazer com que o cidadão aprenda a usar as tecnologias ou se inserir no mercado de trabalho. Inclusão digital significa muito mais do que esse simples contato com o computador. Por isso, o presente artigo tem como objetivo geral verificar o conhecimento adquirido pelos alunos de um programa de inclusão digital e qual é a efetiva aprendizagem. Como objetivos específicos, estudar e conceituar a inclusão digital; verificar e descrever o panorama da inclusão digital na sociedade nas dimensões global, organizacional e individual, enfocando o Brasil; identificar e descrever os principais programas de inclusão digital na região e no Brasil; apresentar a proposta do programa de inclusão digital do estudo de caso; analisar a aprendizagem dos alunos participantes do programa de inclusão digital selecionado. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória, pois além do levantamento bibliográfico foi realizado um levantamento de dados, por meio da utilização de questionário semi-aberto, onde os alunos responderam a 25 questões sobre a aprendizagem efetiva no programa. Os dados obtidos até o momento, mostram que apesar de inseridos nos programas de inclusão digital, estes jovens da amostra, estão tendo acesso ao mundo digital principalmente porque as TIC têm chegado até eles de alguma forma, contudo, ainda não é possível perceber até que ponto, o programa de inclusão digital tem sido efetivo na aprendizagem do conhecimento digital que faça diferença para a vida desses jovens.
Palavras-chave: Aprendizagem
Inclusão digital
Tecnologia de informação e comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5468
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alexsandra_magne_rubino.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)141.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.