EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5463
Tipo: Artigo
Título: DO ABANDONO AFETIVO DO IDOSO SOB A PERSPECTIVA DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE
Autor(es): CARVALHO, Marilza Simonetti de
CAMILO, Andryelle Vanessa
Abstract: O abandono afetivo do idoso acarreta graves danos ao abandonado tanto de ordem psíquica quanto na ordem física. Historicamente, acredita-se que o abandono ao idoso difundiu-se em maior escala após o advento da Revolução Industrial, em que o valor humano tornou-se secundário quando contraposto com o valor produtivo – que quase inexistente para o idoso devido as limitações que decorrem da idade. Contudo, com fundamento na dignidade da pessoa humana e com a admissão do afeto como Valor Jurídico em razão ao advento da Constituição de 1988, o cuidado devido a pessoa do idoso, que resguarda seus Direitos de Personalidade, por tratar-se de garantia fundamental, é visto como não somente dever do particular, como também do próprio Estado. Este trabalho objetivou o estudo histórico do valor do idoso e os caminhos pelos quais denota-se a perda deste valor gradativamente até a relativização destas pessoas. A metodologia utilizada foi o teórico que consiste na pesquisa de obras doutrinárias, de legislação nacional pertinente, de jurisprudência e documentos eletrônicos. Concluiu-se assim que, por restar ao Estado, também o dever de exercer os cuidados em relação ao idoso, se faz necessário desenvolvimento não apenas de Lei, mas também de políticas públicas capazes de remediar tal situação, ou de preveni-las, evitando o sofrimento e a lesão suportadas por estas pessoas, dando às mesmas condições de usufruir momentos de lazer, produzir e conviver com outras pessoas, crescer culturalmente e, ainda, contribuir com a sociedade, de forma a possibilitar a reconstrução da sua dignidade e o conseqüente envelhecimento saudável.
Palavras-chave: Idoso
Abandono afetivo
Dignidade da pessoa humana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5463
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marilza_simonetti_de_carvalho.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)103.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.