EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5451
Tipo: Artigo
Título: ATRASO CIRÚRGICO: O TEMPO COMO UM INDICADOR DE QUALIDADE RELEVANTE
Autor(es): CONCHON, Marilia Ferrari
FONSECA, Ligia Fahl
ELIAS, Adriana Cristina Galbiati Parminondi
Abstract: O atraso para o início cirúrgico é uma fonte de frustração para toda a equipe cirúrgica e principalmente para os pacientes, sendo que a variável tempo está intimamente associada à qualidade e produtividade de um serviço. Desta forma, o presente estudo objetivou identificar o tempo médio de atraso para o início de cirurgias eletivas e seus motivos como um indicador de qualidade da assistência perioperatória. Estudo quantitativo, descritivo, transversal e prospectivo, realizado no Centro Cirúrgico de um Hospital Universitário do Estado do Paraná. Após a observação de 80 cirurgias, análise das medidas de tendência central evidenciou que, o tempo médio de recepção do paciente no Centro Cirúrgico, montagem e teste dos equipamentos em sala operatória, montagem da mesa de instrumentação, indução anestésica e posicionamento não constituem fator de atraso para a cirurgia. O tempo de limpeza da sala cirúrgica e o turnover time foram considerados fatores de otimização. O tempo médio de atraso para início das cirurgias eletivas foi de 50 minutos (p= 0,080 Teste de Kruskal-Wallis), sendo que os principais motivos encontrados foram: aguardo pela composição de toda a equipe médica (81,0%); aguardo na liberação de vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a recuperação de alguns pacientes no pós-operatório (11,3%); atraso referente a problemas relacionados ao paciente (2,6%); relacionados aos serviços de apoio (2,5%); relacionados aos recursos humanos de enfermagem (1,3%); problemas na organização do trabalho e previsão de materiais (1,3%).Conclui-se que os principais fatores envolvidos no atraso são de governabilidade da equipe cirúrgica como um todo.
Palavras-chave: Enfermagem perioperatória
Indicadores de qualidade em assistência à saúde
Salas cirúrgicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5451
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marilia_ferrari_conchon.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)144.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.