EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5450
Tipo: Artigo
Título: MORBIDADE HOSPITALAR POR CAUSAS EXTERNAS MASCULINAS NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PARANÁ, 2010
Autor(es): TERASSI, Mariélli
ZURITA, Robsmeire Calvo Melo
MERINO, Maria De Fátima Garcia Lopes
Abstract: As causas externas se tornaram uma importante conseqüência de mortalidade e morbidade, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. No ano de 2000, as causas externas no Brasil representaram 12,5% dos óbitos e 5,2% das internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS). OSIH/SUS permite uma análise de dados sobre acidentes e violências possibilitando a construção de importantes indicadores. Os objetivos deste estudo foram descrever os índices de morbidade hospitalar do SUS por causas externas no município de Maringá-PR, entre homens na faixa etária de 20-59 anos, no ano de 2010. Trata-se de um estudo descritivo, analítico, referente às morbidades hospitalares por causas externas masculinas, no município de Maringá-Paraná. As variáveis para análise foram o sexo masculino, idade entre 20-59 anos e quatro categorias do CID-10 referentes a causas externas. As internações referentes às quatro categorias totalizaram 953 das morbidades hospitalares por causas externas no município. De acordo com as categorias analisadas, os acidentes de transporte representam 85,62%, das morbidades hospitalares, seguido de agressões 11,85%. A proporção de internações por eventos cuja intenção é indeterminada ficou em 1,88%, e lesões autoprovacadas correspondem a 0,62% das internações. O conhecimento das morbidades por causas externas na população masculina é de grande valia, tanto para a organização do sistema de saúde, que arca com os elevados custos da assistência médica a esse tipo de paciente, como para a gestão do planejamento urbano, bem como para a criação de medidas de prevenção e controle de acidentes e violência na sociedade.
Palavras-chave: Causas externas
Saúde do homem
Sistemas de informação hospitalar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5450
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marielli_terassi.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)102.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.