EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5447
Tipo: Artigo
Título: A ARGUIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL E OS DIREITOS DA PERSONALIDADE
Autor(es): LOPES, Mariane Helena
PARRA, Patrícia
Abstract: Os direitos fundamentais são os direitos humanos escolhidos pelo legislador originário para serem positivados. Os direitos da personalidade são direitos fundamentais que o legislador reservou tutela especial visto sua essencialidade para a proteção do homem, apresentando características que demonstram sua importância no ordenamento jurídico pátrio. Por isso, o instituto da argüição de descumprimento de preceito fundamental pode ser utilizada em proteção aos direitos da personalidade. Dessa forma, no decorrer do presente estudo, procurou-se desenvolver as minúcias do instituto processual em questão a fim de ficar evidente a necessidade e de forma ele poderá ser utilizado. A ação em estudo pode ser feita da forma preventiva ou repressiva dependendo de que direito procurará proteger. Todavia, surge uma dúvida do que vem a ser preceito fundamental, pois o legislador originário não o apresentou de forma expressa na lei, sendo respondida no decorrer do estudo junto com as demais minúcias existentes com relação ao tema.
Palavras-chave: Personalidade
Fundamental
Proteção
Dignidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5447
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariane_helena_lopes1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)101.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.