EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5442
Tipo: Artigo
Título: O TRATAMENTO JURÍDICO-PENAL DO TRÁFICO DE ESPÉCIMES DA FAUNA TERRESTRE NO BRASIL
Autor(es): TOLEDO, Maria Izabel Vasco de
CARVALHO, Érika Mendes de
Abstract: O presente estudo tem por objetivo analisar, por meio do método lógico-dedutivo relacionado à ciência jurídica, a tutela penal contra o tráfico de espécimes da fauna terrestre no Brasil, considerando os princípios constitucionais penais de garantia, os tipos penais que tratam da fauna e o modo de aplicação das sanções impostas. O mais importante avanço nessa área foi a promulgação da Lei n. 9.605 em 1.998 que, apesar de bastante falha, com algumas ambigüidades e distorções no tratamento de condutas, é atualmente o principal meio de proteção do meio ambiente, já que a matéria não foi incorporada no Código Penal. O fato é que não há, em nossa legislação, um tipo penal intitulado “tráfico de animais”. O legislador incorporou no artigo 29 da lei n. 9.605/98 um conjunto de condutas lesivas, destinando a todas elas a mesma margem de pena, equiparando ações, como matar, perseguir, caçar ou apanhar animais sem autorização de autoridade competente. Portanto, diante da fragilidade do único tipo penal voltado ao combate do tráfico de animais, propõe-se a elaboração de um novo dispositivo mais eficaz, visando a uma maior proteção do meio ambiente brasileiro.
Palavras-chave: Meio ambiente
Tráfico
Tutela penal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5442
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maria_izabel_vasco_de_toledo.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)102.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.