EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5439
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DO SISTEMA PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO
Autor(es): LEZMER, Jean Roque Santos
PAPPA, Marcia Fernanda
CHIROLLI, Daiane Maria de Genaro
Abstract: A indústria de confecção sofre várias mudanças ao longo de um ano, devido a diversas coleções que são inseridas na linha produtiva, dessa forma o planejamento e controle da produção deve estar integrado aos demais setores da organização para que o cliente receba seu produto no período acordado. O artigo teve como objetivo analisar o sistema produtivo de uma indústria de confecção através do acompanhamento de seu lead time produtivo, visualizando relações entre os setores que compreendem a cadeia produtiva interna, e seus colaboradores externos. Para esta análise, foi utilizado como metodologia, a pesquisa exploratória quantitativa, e ferramentas como técnicas de coleta de dados, observação e técnicas de análise de dados. Este estudo constatou um atraso considerável entre o lead time previsto e o realizado de vários setores da linha de produção, e como conseqüência disso um atraso no lead time geral das ordens de corte, sendo o principal motivo para o ocorrido, a falta de matéria-prima. Posteriormente analisado os fatores que causaram essa falta, constatou-se que o agente principal para essa ocorrência foi à existência de vendas acima do pré-estabelecido pela organização no inicio do período estimado. Assim, conclui-se a necessidade de se estabelecer uma estrutura produtiva bem organizada, levando em consideração a capacidade produtiva interna e externa de seus setores, parceiros e fornecedores, visto que esta informação deve ser apresentada primeiramente pelo setor de produção, para que tenha uma participação direta nas tomadas de decisões estratégicas da organização.
Palavras-chave: Lead time
Produção
Indústria
Confecção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5439
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcia_fernanda_pappa2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)201.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.