EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5436
Tipo: Artigo
Título: UM ESTUDO SOBRE O INTERESSE DOS COLABORADORES EM SEGUIR CARREIRA PROFISSIONAL NAS LOJAS AMERICANAS EM MARINGÁ/PR
Autor(es): VIEIRA, Marcelo Cristian
MARTINS, Carolina Zavadzki
TOMIELLO, Cenilde de Fátima Lopes
Abstract: Na era marcada pela competitividade em que todos buscam seu lugar, seja para aumentar a carteira de clientes ou para estar inserida no termo empregabilidade, a preocupação do planejamento da carreira profissional é um assunto digno de estudos e pesquisas. Em relação a carreira profissional, o trabalho teve como objetivo averiguar as oportunidades de seguir carreira profissional propostas aos colaboradores das Lojas Americanas que atua no segmento de varejo, situada na Av. Brasil, no centro de Maringá. Neste contexto, se fez necessária uma análise com os colaboradores para identificar de que maneira eles percebem o empenho da organização em treinamento e desenvolvimento para a conquista profissional de cada um. Na realização do trabalho, utilizou-se de revisão de literatura, onde foi possível traçar um paralelo do fator humano com as Teorias Administrativas e seu contexto na atualidade dentro das organizações. Além disso, a revisão de literatura também mostrou alguns conceitos de carreira, o posicionamento e importância do termo para colaboradores e organizações. Para a construção da pesquisa foi realizada uma entrevista com o gerente da loja e questionários aplicados aos colaboradores da organização bem como uso de análise de planilhas e gráficos para a tabulação dos dados. Após a análise dos resultados obtidos na pesquisa, foi possível constatar que é importante para a organização e para os colaboradores a implantação e acompanhamento do plano de carreira e também se identificou que os colaboradores precisam se sentir motivados para trilhar esse caminho junto à organização, e a mesma precisa se adaptar ao ambiente competitivo e lapidar seus tesouros, porém não é responsável sozinha pelo sucesso da carreira profissional das pessoas que a integram, estas também precisam investir em si mesmas buscando estarem sempre motivadas e adquirindo conhecimentos. Portanto, o sucesso da carreira profissional só se concretizará se a organização e o colaborador tomar para si a responsabilidade que lhe cabe na trajetória do sucesso profissional.
Palavras-chave: Interesse
Oportunidade
Carreira
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5436
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcelo_cristian_vieira3.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)117.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.