01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/543
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação dos fatores associados à obesidade infantil: perfil nutricional de crianças, aspectos socioeconômicos e consumo alimentar
Autor(es): CADAMURO, Suelen Dayane Pereira
Primeiro Orientador: GONÇALVES, José Eduardo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BENNEMANN, Rose Mari
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar fatores associados a obesidade como perfil nutricional, consumo alimentar e o perfil socioeconômico de escolares da rede municipal de ensino da cidade Maringá-Pr. A metodologia incluiu estudo transversal, com coleta de dados primários e secundários em crianças com idade ≥5 a ≤7 anos, de ambos os sexos, pertencentes a quatro escolas municipais de Maringá - Paraná. O perfil nutricional das crianças foi determinado segundo a classificação proposta pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional- SISVAN, para o consumo alimentar foi utilizado o questionário de frequência alimentar e a avaliação socioeconômica foi feita a partir do questionário da Abep. Os resultados encontrados no estudo mostraram que 78,21% das crianças encontravam-se com estado nutricional adequado, 9,58% em risco de sobrepeso, 4,94% com sobrepeso e 7,26% com obesidade. Na avaliação do consumo alimentar, verificou-se que os grupos alimentares como as hortaliças, frutas e salada crua estavam sendo consumidos de forma inadequada e a ingestão de açúcares e doces estava excessiva e em relação a classe socioeconômica das crianças de ambos os sexos, a maioria (52,44%) pertenciam à classe B, 42,68% à classe C, 2,44% à classe A e D respectivamente. As inadequações nutricionais identificadas nas crianças sinalizam a necessidade de intervenções educativas de promoção de bons hábitos alimentares, onde essas ações poderiam ser trabalhadas na escola.
Palavras-chave: Estado nutricional
Consumo alimentar
Escolares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/543
Data do documento: 23-Mai-2014
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUELEN D PEREIRA CADAMURO.pdfDissertação609.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.