EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5428
Tipo: Artigo
Título: PROSTITUIÇÃO INFANTIL E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
Autor(es): SCARPIN, Magna Gamarra Ferro
FERMENTÃO, Cleide A. Gomes Rodrigues
Abstract: Esse projeto de pesquisa efetuou um estudo sobre a prostituição infantil na sociedade, as relações familiares e sociais, partindo do pressuposto que o Estado não protege a criança e o adolescente não aplicando o ECA como deveria. Estudou o comportamento da criança e adolescente que se prostitui e as causas que levam a tal comportamento. Demonstrou qual a relação da estrutura da família, quais os fatores que levaram essas crianças à prostituição, quanto a sociedade, qual sua contribuição para aumentar/amenizar esse quadro. Estabeleceu a relação da violência sexual infantil com a Dignidade da pessoa humana, quais os princípios que são violados/ feridos. Qual a eficácia da norma jurídica na proteção desses direitos. Que tipo de política pública poderia ser realizada ao combate dessa violência sexual, enfim como inserir essas crianças na sociedade e na família novamente e minimizar os traumas decorrentes. A pesquisa se deu por meio de estudo da legislação, doutrinas jurídicas, sociológicas e jurisprudenciais, especialmente, do estudo dos direitos de personalidade lesados com a prostituição infantil, com o objetivo de prevenir e alertar sobre essa conduta. Para tanto, utilizou-se do método dialético, dedutivo e sistêmico, bem como de métodos auxiliares, tais como o histórico, qualitativo e quantitativo, especialmente, esses dois últimos.
Palavras-chave: Crianças
Dignidade humana
Exploração sexual
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5428
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
magna_gamarra_ferro_scarpin.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)98.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.