EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5420
Tipo: Artigo
Título: BIORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTES LÍQUIDOS POR MEIO DA AÇÃO DE Pleurotus spp
Autor(es): BABÁ, Adriane Yumi
ROSADO, Fábio Rogério
ZONETTI, Patrícia da Costa
Abstract: Nos dias atuais, existe uma alta geração de efluentes tóxicos, como os corantes que muitas vezes vem sendo despejadas em rios e solo sem nenhum tipo tratamento prejudicando os corpos d´água e os organismos que deles dependem para sua sobrevivência. Com isso, surge a necessidade do desenvolvimento de métodos alternativos e pouco impactantes para o tratamento destas substâncias. Sendo uma delas a Biorremediação, que consiste no uso de microrganismos como fungos e bactérias para degradar compostos poluentes. Os fungos basidiomicetes têm sido indicados pela biotecnologia atual como eficientes na degradação de grande variedade de compostos e corantes, devido às suas enzimas capazes de degradar moléculas complexas como a lignina e a celulose. Neste trabalho foram utilizados os fungos Pleurotus ostratus do tipo Flórida e Pleurotus ostratus sp. A incubação foi feita em agitador mecânico rotatório com velocidade de 110rpm, com temperatura média de 27ºC por um período de 7 dias. A coloração do meio foi analisada e a pesagem da biomassa foi feita após a filtragem a vácuo e a secagem do material. Sendo estes dados comparados com o controle, observou-se que o fungo Pleurotus ostreatus do tipo Flórida teve um crescimento micelial maior e uma descoloração maior se comparado com o fungo Pleurotus ostreatus sp.
Palavras-chave: Azul de metileno
Biorremediação
Corante
Fungo Basidiomicete
Pleurotus sp
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5420
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriane Yumi Baba.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)128.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.