EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5412
Tipo: Artigo
Título: SINGULARIDADES DIALÉTICAS DE EROS E TÂNATOS NO CONTO TEOREMA, DE HERBERTO HELDER
Autor(es): SANTOS, Luciane dos
Abstract: Grandes mitos tem se apropriado e revisitado os momentos modernos, sendo que grande parte desses são encontrados em obras literárias, as quais o homem vem produzindo nos últimos tempos. Um exemplo é a história de Inês de Castro, jovem nobre galega e grande amor de D. Pedro I de Portugal. Essa, após sua execução poderia ser chamada de importante figura lendária portuguesa, no entanto, como realmente existiu, a questão lendária não poderia proceder. Independente disso, a mesma tem sido retomada com frequência no cenário literário do ocidente, o que fez com que se tornasse um mito. Assim, a partir da leitura do conto Teorema, do escritor português contemporâneo Herberto Helder, pode-se encontrar inúmeros indícios da história de Portugal, entretanto optou-se por comprovar que o amor e morte perpassam por toda a fábula herbertiana, quando o mesmo aborda o mito inesiano. A narrativa em questão também pode ser relacionada à dialética de Eros e Tânatos, personagens da mitologia grega, cujas representações respectivamente, do mesmo modo, são o amor e a morte. Como a história de Inês de Castro esta intrinsecamente relacionada a tais contextos tomar-se-á o conto em questão para elucidá-los, tendo assim objetivo do presente artigo. No entanto, antes disso serão apresentadas algumas idéias relacionadas ao texto, as quais são apropriadas para a apresentação e analise do mesmo. A elaboração do trabalho foi fundamentada na pesquisa bibliográfica como ratificação da análise. Tal pesquisa foi o meio de avaliação de uma disciplina de pós graduação de uma instituição de ensino superior pública e tem a intenção de auxiliar em outros trabalhos acadêmicos que tenham em seu corpus o mito de Inês de Castro.
Palavras-chave: Eros e Tânatos
Inês de Castro
Teorema
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5412
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciane_santos1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)115.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.