EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5410
Tipo: Artigo
Título: O IDEAL EM TERMOS DE MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE MATERIAIS NAS INDÚSTRIAS DE CONFECÇÃO DE BIQUÍNIS
Autor(es): PEREIRA, Lucas Stevanato
GOBBI, João Ricardo
FERREIRA, Leandro Assef
CARVALHO, Marcelo Henrique Sanches de
BIÉGAS, Sandra
Abstract: A Movimentação e Armazenagem de Materiais [MAM] trata da preparação, colocação e posicionamento dos materiais de forma que facilite os processos de movimentação e estocagem, levando em conta os equipamentos e sistemas empregados. O presente trabalho teve como objetivo foi determinar o ideal para a movimentação e armazenagem em uma indústria de confecção do seguimento de biquíni, visando a qualidade, produtividade e queda nos custos da produção. Definiu-se a estratégia de pesquisa estudo de caso com a escolha de uma indústria de confecção de médio porte localizada na cidade Maringá, que atua no seguimento de biquínis (objeto de estudo deste caso). As etapas desta pesquisa foram: a) definição e abordagem dos conceitos de movimentação e armazenagem dos materiais; b) coleta de dados através de observação dos aspectos específicos de embalagem e movimentação dos materiais da indústria de confecção c) Análise da movimentação e armazenagem dos materiais. Como resultado observou-se que o sistema de embalagem e de movimentação na indústria de confecção de biquíni limita-se as embalagens plásticas, contentoras de plástico e de papelão destinadas a envolver os materiais (tecidos, aviamentos, etiquetas; em processo e os produtos acabados) com a finalidade de facilitar o transporte industrial, a estocagem e a distribuição, apresentação e venda. Quando são usados contentores para movimentação dos materiais em processo ou acabados, há otimização da movimentação (movimenta-se mais quantidade de materiais com menos esforço ou espaço percorrido, o que implica na otimização do recurso humano).
Palavras-chave: Armazenagem
Movimentação
Confecção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5410
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucas_stevanato_pereira.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)111.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.