EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5408
Tipo: Artigo
Título: SOROPREVALÊNCIA PARA HTLV EM BANCO DE SANGUE DA CIDADE DE MARINGÁ, PR
Autor(es): SEMEÃO, Lucas Emmanuel da Silva
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: O Vírus Linfotrópico de Células T humanas (HTLV) é um patógeno da família dos retrovírus que embora pouco divulgado merece atenção devido à sua fácil transmissibilidade, a evolução das infecções e sua associação com doenças graves. São subclassificados em quatro grupos principais sendo que o HTLV I e II são os mais importantes nos quesitos patogenia e epidemiologia. O HTLV-I preferencialmente infecta os linfócitos do subtipo T CD4+, tendo como principais patologias associadas à malignidade de células T, a mielopatia associada ao HTLV e a paraparesia tropical espástica (HAM/TSP). O HTLV-II, por sua vez, tem tropismo para linfócitos T CD8+, e proporciona maior predisposição do individuo à infecções bacterianas. No ano de 2007 estudo demonstrou que existiam em media cerca de 15 a 20 milhões de infectados por HTLV em todo o mundo, sendo que destes, cerca de 2,5 milhões residiam no Brasil. A transmissão se dá principalmente através das vias sexual, da transmissão vertical e através de transfusões de elementos sanguíneos contaminados. A infecção durante transfusões sanguíneas é uma situação na qual a transmissão viral adquire demasiada importância devido ao estado tipicamente debilitado em que os pacientes receptores se encontram. De acordo com o exposto relativo à prevalência e a transmissibilidade do HTLV, o objetivo deste estudo foi determinar a prevalência do HTLV em doadores de sangue da cidade de Maringá – PR, por meio de levantamento de dados. Os resultados de soroprevalência para HTLV encontrados estão coerentes com a literatura utilizada. Observou-se no decorrer dos anos um declínio na prevalência para HTLV, mas deve-se explicitar a ocorrência de infecção pelo vírus em doadores fidelizados,o que aponta para a importância da triagem pré-transfusional a cada nova doação.
Palavras-chave: HTLV
Soroprevalência
Hemoterapia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5408
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucas_emmanuel_da_silva_semeao.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)103.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.