EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5406
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DOS MÉTODOS DE CONTROLE MICROBIOLÓGICO EMPREGADOS POR PROFISSIONAIS ATUANTES EM ESTABELECIMENTOS ESTÉTICOS
Autor(es): OLIVEIRA, Louriane Panucci de
KRUPEK, Tuane
PADIAL, Rafael Bayouth
Abstract: Os profissionais que atuam em estabelecimentos estéticos estão em contato direto com diversos pacientes/clientes diariamente, propiciando um elevado risco de contaminação e transmissão de doenças bacterianas e virais. Este estudo consistiu em analisar quais os métodos de controle microbiológico utilizados em artigos e superfícies das principais áreas da estética, por profissionais atuantes neste setor, sendo de seis estabelecimentos localizados em regiões centrais e seis em bairros da cidade de MaringáPR, selecionados aleatoriamente. Após a análise estatística dos dados observou-se que nos bairros há maior utilização de autoclave, quando comparado às regiões centrais, para esterilização de artigos metálicos. Outro dado relevante é o uso por profissionais tanto do bairro como do centro de lençol descartável, respectivamente 60,00% e 83,33%. Em relação às toalhas diminuiu-se o uso de descartáveis, verificando assim a realização da lavagem com sabão em pó (centro: 50,00% e bairro: 20,00%) e a utilização de hipoclorito de sódio (centro: 16,00% e bairro: 40,00%). As pranchas, secadores, eletrodos, entre outros, não apresentaram índice de significância, mas como estão em contato elétrico necessitam da formalização de normas e condutas, visto a alteração de temperatura e umidade destes. Em geral verificouse que não há muita diversidade dos métodos de controle microbiológico utilizados, sendo os físicos baseados em autoclave e estufa, e os químicos o álcool, hipoclorito de sódio, detergente e multi-uso, porém nem sempre usados corretamente. Por fim, necessita-se criar procedimentos operacionais padrão, pois os profissionais da estética estão em contato direto com o paciente passível à contaminação cruzada.
Palavras-chave: Controle microbiológico
Estabelecimentos estéticos
Risco biológico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5406
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
louriane_panucci_de_oliveira.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)109.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.