EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5405
Tipo: Artigo
Título: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS
Autor(es): SOARES, Lizyanne Saldanha
LIMA, Natalia Máximo Souza
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
Abstract: As Diretrizes Curriculares Nacionais para a área de Saúde serviram de indutores às instituições de ensino para a integração ao SUS e para adoção de novos currículos e estratégias pedagógica inovadoras, considerando o aluno como sujeito e protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem. No entanto, tais mudanças ainda são lentas nos cursos de Enfermagem. Nesse sentido, identificar como cursos de enfermagem têm se preocupado em impulsionar tais mudanças na formação dos profissionais,como são orientadas as práticas integradoras para o SUS, e como se organiza a orientação pedagógica são fundamentais para a qualidade da atenção a saúde. Diante disso, o trabalho tem como objetivo analisar os de planos de ensino, os trabalhos de conclusão de curso e os roteiros das práticas clínicas do curso de enfermagem do CESUMAR, buscando identificar sinalizadores de orientação para o SUS, (ensino, gestão, atenção, controle social). Os dados foram coletados em planilhas e analisados de acordo com o referencial teórico de Bardin. Observou-se que Atenção a Saúde é referencia na elaboração dos TCC, evidenciando que outros temas devem mais explorados, os planos de ensino do 1º e 2º ano merecem atenção especial no que se refere à integração dos temas do eixo de suas respectivas series, e os roteiros de praticas mostram claramente o alinhamento aos conceitos do SUS, pois valorizam a integração com os serviços da rede publica e permite ampla participação do alunado. A pesquisa contribui desta forma para ajustes e reorientação das atividades no curso.
Palavras-chave: Atenção básica
Recursos humanos
Sistema Único de Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5405
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lizyanne_saldanha_soares.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)110.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.