EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5403
Tipo: Artigo
Título: TAXA DE APARECIMENTO FOLIAR E FILOCRONO DE GRAMÍNEAS NATIVAS SOB ADUBAÇÃO NITROGENADA NO OUTONO
Autor(es): SOARES, Liane Seibert Ustra
SANTOS, Aline Bosak dos
QUADROS, Fernando Luiz Ferreira de
ROCHA, Marta Gomes da
MARTINI, Ana Paula Machado
Abstract: O objetivo do trabalho foi avaliar a taxa de aparecimento foliar (TAF) e filocrono de gramíneas nativas sob adubação nitrogenada. Foram avaliadas oito gramíneas nativas do centro do Rio Grande do Sul (RS) agrupadas em quatro tipos funcionais (TF). O trabalho foi realizado entre abril e junho de 2010, em Santa Maria/RS. Os tratamentos consistiram dos fatores espécies e adubação com nitrogênio (N), zero kg/ha e 200 kg/ha de N sob forma de uréia. Foram avaliados 10 perfilhos por planta a cada 15 dias e os cortes foram realizados segundo durações de elongação média. Os dados foram analisados por testes de aleatorização com o software Multiv. Houve diferença significativa entre tipos funcionais para as variáveis analisadas. Não houve diferença entre os níveis de N para TAF e filocrono, no entanto houve diferença entre as espécies avaliadas. Os maiores valores de TAF foram observados nas espécies do TF A e para as espécies Axonopus affinis e Paspalum notatum. Os maiores filocronos foram encontrados em Sorghastrum pellitum e Piptochaetium montevidense. A adubação nitrogenada no outono não altera a TAF e o filocrono em gramíneas nativas, classificadas segundo tipologia funcional.
Palavras-chave: Nitrogênio
Pastagens naturais
Tipos funcionais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5403
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
liane_seibert_ustra_soares3.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)104.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.