EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5400
Tipo: Artigo
Título: RELAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS SÉRICOS DE COLESTEROL-TOTAL E PCR-AS COMO FATOR DE RISCO CARDIVASCULAR EM TRABALHADORES DE EMPRESA PRIVADA
Autor(es): KRAUSS, Leandro Alexandre
GARCIA, Bruna Hypólito
RAMOS, Edivan Rodrigo de Paula
Abstract: Este trabalho teve como tema a aterosclerose e os exames laboratoriais utilizados em seu diagnóstico e prognóstico. A hipótese levantada foi a de que elevações na concentração sérica de colesterol-total (CT) possam ser acompanhadas de elevações nos níveis de proteína C reativa de alta sensibilidade (PCR-AS) e, dessa forma, tornar o diagnóstico da doença mais exato. Neste sentido, foram determinados os níveis de CT e PCR-AS de 172 trabalhadores de empresas privadas, com mais de 18 anos. A coleta de sangue foi realizada após jejum de 10 a 14 horas e os exames de CT e PCR-AS foram realizados por método enzimático-colorimétrico e turbidimetria, respectivamente. Os trabalhadores também preencheram um questionário impresso para levantamento das variáveis sócio-demográficas, terapêuticas, patológicas e relacionadas ao estilo de vida. Os resultados foram descritos de forma quantitativa e analisados estatisticamente pelo teste do qui-quadrado e Anova (não paramétrico) seguido de Bonferroni (p<0,05). Foi demonstrado que o PCR-AS foi significativamente maior em pacientes com CT elevado. Além disso, a frequência de distribuição dos trabalhadores nas diferentes faixas de CT foi significativamente influenciada pelas variáveis faixa etária (p=0,0014*), moradia (p=0,0021*) e IMC (p=0,0058*). Já em relação ao PCR-AS, foram observadas frequências de distribuição significativamente diferentes nas diferentes faixas de IMC (p=0,0002*) e uso crônico de medicamento (p=0,0456*). Considerados em conjunto os resultados sugerem que pacientes com hipercolesterolemia e assintomáticos para doenças cardivasculares devem ter seus níveis de PCR-AS determinados como forma de diagnosticar, de maneira mais precisa, a aterogênese.
Palavras-chave: Dislipidemias
Aterosclerose
Inflamação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5400
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leandro_alexandre_krauss.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)126.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.