EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5397
Tipo: Artigo
Título: FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM MULHERES NA PÓS-MENOPAUSA
Autor(es): SOUZA, Larissa Paula da Silva de
SOUSA, Maria Helena Maniezo de
CARVALHO, Isabelle Zanquetta
GRAVENA, Angela Andréia França
Abstract: A incidência de doenças cardiovasculares (DCV) aumenta dramaticamente com o envelhecimento populacional, especialmente nas mulheres. As DCV permanecem a principal causa de morbi-mortalidade entre as mulheres em vários países como os Estado Unidos da América e Brasil,especialmente naquelas acima de 50 anos de idade. Este trabalho objetivou-se caracterizar os fatores de risco cardiovasculares em mulheres na pós-menopausa. Trata-se de investigação transversal de base populacional com participação de 456 mulheres residentes na área urbana de Maringá, PR, Brasil. As variáveis estudadas foram: escolaridade; estado civil; cor; classe social; ocupação; paridade. Foram analisados como fatores de risco cardiovascular: atividade física; tabagismo; hipertensão arterial;dislipidemia; diabetes mellitus; pressão arterial elevada; estado nutricional; obesidade abdominal. A avaliação do estado nutricional mostrou que 72,6% apresentavam excesso de peso segundo níveis críticos de IMC. A magnitude da deposição central de gordura foi de 81,5%. Esses resultados são importantes, pois mostram que os fatores de risco cardíacos em mulheres na pós-menopausa é frequente nos dias atuais.
Palavras-chave: Climatério
Doenças cardíacas
Excesso de peso
Sedentarismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5397
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
larissa_paula_da_silva_de_souza3.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)112.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.