EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5395
Tipo: Artigo
Título: RAPOSA SERRA DO SOL: APONTAMENTOS ACERCA DO PRINCÍPIO DE SOBERANIA NACIONAL FRENTE AO DIREITO DE DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS
Autor(es): VIEIRA, Lara Maria Tortola Flores
ROSA, Crishna Mirella de Andrade Correa
Abstract: O presente trabalho tem como escopo examinar a legislação, os procedimentos, bem como a política do Estado brasileiro referente à identificação, demarcação e proteção de terras indígenas. Tem-se, para tanto, como referência o julgamento junto à Suprema Corte brasileira do consagrado caso Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, resolvido em 2009. Analisam-se as possíveis ameaças e ofensas à soberania nacional, primeiro princípio federativo, decorrentes do tratamento dispensado pelo legislador,configurado em isolamento das comunidades. Além disso, a ausência de devida assistência e,consequentemente, efetivação dos direitos fundamentais de todo o cidadão brasileiro, inclusive àqueles não exclusivos à condição de índio, resultam na impunidade de atos como a biopirataria e a livre circulação de pessoas não autorizadas nas áreas indígenas, contribuindo para a configuração e manutenção do estado de vulnerabilidade no qual se encontram os índios nacionais. Sistematicamente, o estudo desenvolve-se, por excelência, através do método teórico, essencial à compreensão da Ciência do Direito. A execução da pesquisa pauta-se também pela análise histórica do objeto em estudo associado à orientação teórico-empírica, que se promove à luz da atuação judicial, mormente no que tange aos conflitos similares. Em que pese tratar-se de trabalho em desenvolvimento, as conclusões imediatas e parciais são no sentido de apontar as falhas no processo que deu origem ao aludido julgamento. Suscitase a inexistência de prerrogativas formais e materiais indispensáveis ao adequado desenvolvimento da apreciação judicial, consistente na necessária atuação do Conselho de Defesa e ainda as omissões acerca das considerações sociais e mesmo militares afetos ao caso.
Palavras-chave: Caso raposa serra do sol
Demarcação
Direitos indígenas
Soberania
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5395
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lara_maria_tortola_flores_vieira.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)110.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.