EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5387
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO DO RECÉM NASCIDO DE RISCO NO MUNICIPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
Autor(es): GRILO, Daiane Krause
SCARDOELLI, Márcia Glaciela da Cruz
MELO, Willian Augusto de
LUZ, Kelly Cristina Suzue Iamaguchi
Abstract: O Ministério da Saúde preconiza programas que dão assistência a recém nascidos de risco onde cada município estabelece suas ações. Em Maringá, o programa recebe o nome de “Programa de Vigilância ao Recém Nascido de Risco”, tem como objetivo acompanhar bebês que apresentem fatores diversos de risco para morbimortalidade. O objetivo deste estudo é caracterizar o acompanhamento do recém nascido de risco no município de Maringá-Paraná, entre os anos de 2006 a 2008, através da avaliação das fichas cadastrais do programa. Foram analisadas 108 fichas de recém nascidos cadastrados no programa de vigilância. 97% das crianças inclusas no programa possuem como fator de risco para o adoecer terem nascido prematuras e com menos de 2500g. Também, 31% das crianças são filhas de mães adolescentes, que por serem geradas em um período de transformação corporal da sua mãe, tem risco de agravos durante a gestação. Em relação às informações pertinentes ao registro do crescimento e desenvolvimento das crianças, apenas os dados relativos a peso estatura, que são verificados na maternidade estavam anotados. Através da avaliação das fichas de acompanhamento dos recém nascidos cadastrados no Programa de Vigilância ao Recém Nascido de Risco no município de Maringá, não é possível identificar as estratégias de ação desenvolvidas pelas equipes de saúde, abrindo, desta forma, margem para a dúvida do real acompanhamento destas crianças. Conhecer os aspectos nutricionais, imunológicos, de crescimento e desenvolvimento infantil são importantes para a implantação e implementação de políticas de saúde que visem a redução da mortalidade e infantil.
Palavras-chave: Estratégias de ação
Morbimortalidade
Recém nascido de risco
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5387
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kelly_cristina_suzue_iamaguchi_luz3.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)108.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.