EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5386
Tipo: Artigo
Título: A VIVENCIA DA FAMÍLIA NO CUIDADO À PACIENTES NEUROCIRÚRGICOS NO ÂMBITO HOSPITALAR
Autor(es): REMIJO, Kátia Pontes
FONSECA, Ligia Fahl
Abstract: O objetivo desse estudo foi desvelar o significado atribuído ao cuidador familiar de pacientes submetido à cirúrgia neurológica. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória realizado com dez familiares de pacientes hospitalizados em uma unidade de internação de um Hospital Universitário. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e submetidos à análise de discurso proposta por Martins e Bicudo. Após análise dos discursos, três categorias emergiram: o envolvimento da família no cuidado; como a família percebe o cuidado dado ao paciente e a percepção da família sobre o cuidado dado à própria família. Os resultados revelam que os familiares de pacientes neurocirúrgicos hospitalizados participam do processo de cuidar em vários momentos do período de internação. Os familiares também percebem o cuidado carinhoso e humanizado assim como a ausência de cuidado e identificam a comunicação como fator relevante no cuidado. Este estudo alerta para questões extremamente relevantes e nos faz refletir sobre a importância de incluirmos a família do paciente neurocirúrgico, como parte integrante do nosso objeto de cuidado.
Palavras-chave: Paciente neurocirúrgico
Família
Enfermagem
Cuidado
Comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5386
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
katia_pontes_remijo.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)103.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.