EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5385
Tipo: Artigo
Título: IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÃO: SENSOS DE DESCARTE E ORGANIZAÇÃO
Autor(es): VIEIRA, Ariana Martins
OKOSHI, Cleina Yayoe
OLIVEIRA, Karla Fabrícia de
GALDAMEZ, Edwin Vladimir Cardoza
Abstract: O programa 5S proporciona uma nova maneira de conduzir a empresa, por meio de ações que mudam a maneira de pensar das pessoas, refletindo em seus comportamentos e favorecendo a implantação de práticas de melhoria contínua e mudança organizacional na qualidade do trabalho. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é descrever e analisar o processo de implantação dos sensos de descarte e organização do Programa 5S em uma empresa do setor de confecção localizada no município de Cianorte/PR, com o intuito de iniciar um processo de melhoria contínua da qualidade dos produtos, do processo produtivo e do ambiente organizacional. O método utilizado para desenvolver a pesquisa foi o estudo de caso, cujas etapas foram: diagnóstico da empresa; formação e capacitação da equipe; planejamento do programa 5S, implantação dos 5 sensos, em andamento; e avaliação. Como resultados alcançados, podem-se destacar a organização da empresa, liberação de espaço físico, motivação e envolvimento dos colaboradores e gerentes, e melhoria na qualidade dos produtos e processos.
Palavras-chave: Indústria de confecção
Melhoria contínua
Programa 5 sensos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5385
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
karla_fabricia_de_oliveira.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)229.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.