01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC MEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5380
Tipo: Artigo
Título: Melhora Marcante em Alterações Ungueais de um Paciente com Alopecia Areata Universal em 10 meses de Tratamento com Tofacitinib: Um Relato de Caso.
Autor(es): FERREIRA, Rachel Berbert
Primeiro Orientador: FERREIRA, Sineida Berbert
Abstract: Alopecia areata (AA) é uma doença auto-imune, e cronica. O principal sintoma é a perda massiva de cabelo, podendo ser localizada ou difusa, no couro cabeludo ou em todo o corpo. Por outro lado, as unhas também podem ser afetadas, sendo a fragilidade e o pitting sinais de possível distrofia ungueal nos pacientes portadores de AA. Aqui, apresentamos o caso de um paciente do sexo masculino com AA refrataria a diversos tratamentos, incluindo corticoesteroides tópicos e sistêmicos, imunossupressores como a ciclosporina e fototerapia PUVA (oxoralen plus ultravioleta light), todos interrompidos devido aos efeitos colaterais. Com o consenso do paciente, Tofacitinib (5mg, 2x ao dia) foi introduzido, o que resultou em melhora marcante não apenas na repilação capilar, como também nas alterações ungueais e funcionais em apenas 10 meses de tratamento.
Palavras-chave: Tofacitinib
Alopecia Areata
Unhas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Ferreira, Rachel Berbert. Melhora Marcante em Alterações Ungueais de um Paciente com Alopecia Areata Universal em 10 meses de Tratamento com Tofacitinib: Um Relato de Caso. 16f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Medicina da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5380
Data do documento: 4-Nov-2019
Aparece nas coleções:MEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso.pdfFerreira, Rachel Berbert7.55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.