01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC MEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5377
Tipo: Artigo
Título: Tumor Neuroendócrino Carcinoide de Apêndice: Relato de Caso.
Autor(es): TONIA, Luiz Henrique Andriolli Della
Primeiro Orientador: POCRIFKA, Alice do Prado Valente
Abstract: Os tumores neuroendócrinos (TNEs) compõem um grupo heterogêneo de neoplasias passíveis de se localizarem em diversos órgãos e são denominados tumores carcinoides ao se originarem de células neuroectodérmicas do sistema Amine Peptide Uptake and Descarboxilation (APUD), disperso na mucosa gastrointestinal. Em sua maioria, os TNEs são esporádicos e estão presentes em menos de 1% das apendicectomias, possuindo frequentemente pequeno tamanho e, em geral, comportamento indolente e pouco agressivo. Por serem diagnosticados incidentalmente, não estão relacionados a um quadro clínico específico, iniciandose muitas vezes com sintomatologia dolorosa em fossa ilíaca direita ou flanco direito. Seu diagnóstico é efetuado, geralmente, após excisão do apêndice, uma vez que o paciente apresenta quadro clínico inespecífico, atribuído à apendicite aguda. Ainda, a Sociedade Europeia de Tumores Neuroendócrinos pôde estabelecer importante classificação histológica dos TNEs, a qual tem sido cada vez mais empregada para orientar a escolha terapêutica correta, que pode variar de uma simples apendicectomia até procedimentos mais radicais. Este trabalho objetiva relatar uma paciente de 20 anos, que deu entrada no pronto socorro com quadro clínico e evolução compatíveis ao de apendicite aguda. Em seguida foi submetida a apendicectomia em que se identificou aumento do volume apendicular, coleção purulenta em abdome inferior e adesão de fibrina nos órgãos da região. Após excisão houve lavagem exaustiva da cavidade. O estudo anátomopatológico da peça cirúrgica revelou presença de tumor carcinoide grau 1 de 1,1 cm em extremidade distal. A paciente recebeu alta no segundo dia pósoperatório, sem qualquer tipo de intercorrência.
Palavras-chave: Carcinoma Neuroendócrino
Cirurgia Geral
Neoplasias do Apêndice.
Tumor Carcinoide
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Tonia, Luiz Henrique Andriolli Della. Tumor Neuroendócrino Carcinoide de Apêndice: Relato de Caso. 12f. 2018. Artigo apresentado ao curso de graduação em Medicina da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5377
Data do documento: 4-Nov-2019
Aparece nas coleções:MEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso.pdfTonia, Luiz Henrique Andriolli Della.191.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.