01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ODONTOLOGIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5375
Tipo: Artigo
Título: Adequação do meio bucal em paciente de alto risco à cárie – relato de caso
Autor(es): LELES, Hellen Fernandes Bianchi
TALTASSE, Nathalia Venturini
Primeiro Orientador: FRANÇA, Alline Batistussi
Abstract: Com o passar do tempo, a Odontologia vem se baseando na limitação dos danos provocados pela doença cárie, com abordagens preventivas e restauradoras. A cárie dentária é uma doença multifatorial, cujos fatores etiológicos devem ser controlados e/ou eliminados para o correto tratamento da doença, não bastando apenas a confecção de restaurações definitivas. A abordagem terapêutica deve visar à prevenção e à promoção de saúde com procedimentos minimamente invasivos. Este estudo objetivou, por meio do relato de um caso clínico, a remoção de cáries e o incentivo do controle da placa dental com medidas de promoção de saúde, autocuidado, mudança de hábitos e higiene, mantendo, dessa maneira, uma longevidade das restaurações e manutenção da saúde bucal. O estudo foi feito com o paciente A.B., gênero masculino, 43 anos de idade, que apresentava lesões de cárie de classe V nos dentes anteriores superiores. No início do tratamento, foram feitas instrução de higiene oral, modificação de hábitos alimentares, seguida de adequação do meio bucal com terapia periodontal básica, escavação em massa das lesões cariosas e restaurações temporárias com cimento de ionômero de vidro restaurador convencional. Para a conclusão do tratamento, foram feitas as restaurações definitivas em resina composta. Como a adequação do meio bucal é um conjunto de medidas que tem a finalidade de controlar os fatores que levam à lesão cariosa, o cimento de ionômero de vidro foi o material de escolha como restauração provisória, pois apresenta capacidade de carga e recarga de íons flúor, mantendo-se estável na cavidade bucal e prevenindo a instalação da cárie. Depois de restabelecida a saúde dentária, gengival e dietética, as restaurações provisórias foram substituídas pelas definitivas com resina composta nos dentes anterossuperiores.
Palavras-chave: Cárie dentária
Cimentos de ionômeros de vidro
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Leles, Hellen Fernandes Bianchi; Taltasse, Nathalia Venturini. Adequação do meio bucal em paciente de alto risco à cárie – relato de caso. 10f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Odontologia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5375
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfLeles, Hellen Fernandes Bianchi; Taltasse, Nathalia Venturini378.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.