01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC MEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5372
Tipo: Artigo
Título: Hérnia Diafragmática Congênita de Bochdalek em Adulto: Relato de Caso.
Autor(es): PARREIRA, Pedro Henrique Garcia
Primeiro Orientador: SOUZA, Pablo Gonçalves de
Abstract: Hérnias diafragmáticas congênitas de Bochdalek são consideradas raras, principalmente em adultos e adolescentes. Recém-nascidos e fetos representam mais de 90% dos casos, por justamente sua etiologia ser o fechamento embriológico incompleto do diafragma. Quando persistente em adultos, normalmente é assintomática, logo, um diagnóstico precoce pode impedir danos irreversíveis e trá- gicos. Caso seja sintomática, manifesta-se por sintomas gastrointestinais e respiratórios inespecíficos. A ultrassonografia é útil para o diagnóstico, principalmente no período pré-natal, enquanto a tomografia computadorizada é padrão ouro em adultos, por permitir melhor visualização da hérnia e sua localização. O tratamento é cirúrgico e depende de variáveis como tamanho da hérnia, presença ou não de complicações e habilidade do cirurgião. Habitualmente, a estratégia tomada é por via abdominal, objetivando oclusão direta da hérnia a partir de suturas simples. O presente caso relata um paciente de 38 anos, com queixa de epigastralgia intensa somada a episódios de melena e vômito sem fatores de melhora. Havia sinais de peritonite à palpação de abdome e hemitótax esquerdo, de- monstrava-se com ausência de murmúrios vesiculares à ausculta pulmonar, além de caráter hiperdenso em radiografia de tórax, a qual também detectava obliteração de recesso costofrênico ipsilateral e desvio de traqueia. Durante laparotomia exploratória, constatou-se presença de orifício em diafragma esquerdo, possibilitando a entrada de vísceras abdominais em cavidade torácica. Após técnica de redução volumétrica da herniação e oclusão da abertura no diafragma, o paciente recebeu alta sem intercorrências ou complicações, sendo encaminhado para serviço ambulatorial.
Palavras-chave: Hérnias Diafragmáticas Congênitas
Cirurgia Geral
Diafragma
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Parreira, Pedro Henrique Garcia. Hérnia Diafragmática Congênita de Bochdalek em Adulto: Relato de Caso. 12f. 2018. Artigo apresentado ao curso de graduação em medicina da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá. 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5372
Data do documento: 31-Mar-2018
Aparece nas coleções:MEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso.pdfParreira, Pedro Henrique Garcia.408.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.