01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC MEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5370
Tipo: Artigo
Título: Avaliação Bioquímica do Risco Cardiovascular e Benefícios da Atividade Física em Idosos
Autor(es): GANJA, Matheus Jorge
DAMASCENDO, Mateus Oliveira
Primeiro Orientador: RANGEL, Marcel Pereira
Abstract: O presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos benéficos da atividade física sobre os parâmetros bioquímicos e qualidade de vida do idoso analisando possíveis riscos para DCV.A metodologia empregada foi a análise bioquímica realizada em 25 idosos selecionados. Os dados foram obtidos através de coletas de sangue e questionários sobre a qualidade de vida. Para a avaliação dos resultados bioquímicos foi utilizado o método multivariado de permutação e a parte descritiva será analisada com medidas de tendência central e dispersão e testes de associação de qui-quadrado. Como resultados percebeu-se que 75% dentre os sujeitos apresentaram PA acima do limiar e os parâmetros bioquímicos apontam que inicialmente os pacientes apresentavam valores acima do valor de referência: PCR (60%), Glicose (84%), Lipidograma (80%) e Índice Triglicerídeo/Colesterol HDL. Esses valores quando associados aos hábitos de vida indicaram que dentre os pacientes, 88% estão com IMC elevado, 32% são sedentários e 93% fazem uso de álcool e cigarro. Após a segunda coleta notou-se uma redução nos valores de PCR (40%), Glicose (64%), Lipidograma (62%), além disso, observou-se uma melhora nos hábitos alimentares e redução do sedentarismo. Conclui-se, portanto, que a presença de vários fatores de risco em idosos demonstram a importância da intervenção multidisciplinar sobre tais hábitos, evidenciando-se pela melhora dos parâmetros físicos, comportamentais e laboratoriais.
Palavras-chave: Idoso
Atividade Motora
Bioquímica
Doenças Cardiovasculares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Ganja, Matheus Jorge; Damascendo, Mateus Oliveira. Avaliação Bioquímica do Risco Cardiovascular e Benefícios da Atividade Física em Idosos. 17f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Medicinada UniCesumar – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5370
Data do documento: 4-Nov-2019
Aparece nas coleções:MEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfGanja, Matheus Jorge; Damasceno, Mateus Oliveira.290.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.