01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC FISIOTERAPIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5368
Tipo: Artigo
Título: Comparação entre a qualidade de sono, depressão e ansiedade em atletas de voleibol no pré e pós-competição
Autor(es): FONTES, Amanda
ROCHA, Gabriela Lopes Kneubil
Primeiro Orientador: ARAÚJO,Cynthia Gobbi Alves
Abstract: Tanto o sono, como a ansiedade e a depressão é componente de total importância na vida dos atletas em períodos pré-competição e em pós-competições, pois qualquer alteração emocional pode levar a diminuição em seu rendimento e consequentemente provocar lesões. Objetivo: Comparar os níveis de ansiedade, depressão e qualidade de sono pré e pós-competição. Métodos: Os sujeitos presentes no estudo são 38 pessoas, da categoria juvenil e adulta, do sexo feminino e masculino. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com questões referentes a dados pessoais, ansiedade e depressão, escala de sonolência de Epworth, qualidade de sono de Pittsburgh, nível de ansiedade de Spielberger e depressão de Beck. Resultado: Os dados obtidos mostram que a maioria dos atletas apresentou ansiedade moderada, entretanto não houve diferença entre pré e pós-competição. O mesmo aconteceu com a depressão (p= 0.416) e sonolência diurna (p= 1.000). Em contrapartida, a qualidade de sono foi diferente nos períodos de pré e pós-competição (p=0.039). Conclusão: Conclui-se que os atletas avaliados não apresentaram relações entre ansiedade, depressão e qualidade do sono nos períodos pré e pós-competitivos. E a presença de lesões não tiveram relações com os dados apresentados.
Palavras-chave: Sono
Atletas
Ansiedade e Depressão.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Fontes, Amanda; Rocha, Gabriela Lopes Kneubil. Comparação entre a qualidade de sono, depressão e ansiedade em atletas de voleibol no pré e pós-competição. 26f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em fisioterapia da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5368
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:FISIOTERAPIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO .pdfFontes, Amanda; Rocha, Gabriela Lopes Kneubil722.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.