01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC MEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5364
Tipo: Artigo
Título: Benefícios e Dificuldade da amamentação: Uma revisão de Bibliográfica.
Autor(es): MEYER, Ana Beatriz Pedroni
DANTAS, Renata dos Santos
Primeiro Orientador: RANGEL, Marcel Pereira
Abstract: Objetivos: Abordar os benefícios e as dificuldades do aleitamento materno tanto para a mãe quanto para o bebê, bem como o processo fisiológico da lactação e os obstáculos vividos na maternidade quanto à falta de informação da equipe de saúde sobre a amamentação. Métodos: Revisão integrativa exploratório da literatura, buscando estudos nas bases de dados PubMed, SciELO (Scientific Electronic Library Online) e na Science Direct, usando os descritores Aleitamento materno, Lactação e Nutrição do lactente entre os anos de 2001 e 2019, nos idiomas inglês e português. Resultados: 30 estudos lidos na íntegra e 22 foram selecionados segundo os critérios de inclusão e exclusão para a elaboração do trabalho, destes, 50% abordavam causas do desmame precoce, sendo eles: 18,18% relacionados à falta de apoio familiar, 36,36% designados à falta de informação pela equipe de saúde, 27,27% destinados às dificuldades sofridas pelas mães e pelos bebês e, por fim, 18,18% pela falta de apoio social/tabu. Conclusão: Em resumo, observamos muitos benefícios relacionados a amamentação, tanto para o lactente (redução da mortalidade infantil, aumento do QI, diminuição de infecções), quanto para a mãe (diminuição de hemorragias, câncer de mama e ovário, e doenças cardiovasculares). Também conseguimos abordar muitas dificuldades vivenciadas pela mãe, no momento de amamentar, para o lactente, no momento da pega e para a equipe de saúde, na maternidade, na hora de fornecer informações a fim de ajudar e incentivar esse ato.
Palavras-chave: Aleitamento materno
Lactação
Nutrição do lactente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Meyer, Ana Beatriz Pedroni; Dantas, Renata dos Santos. Benefícios e Dificuldade da amamentação: Uma revisão de Bibliográfica. 18f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Medicina da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5364
Data do documento: 8-Nov-2019
Aparece nas coleções:MEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfMeyer, Ana Beatriz Pedroni; Dantas, Renata dos Santos.527.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.