01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC MEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5361
Tipo: Artigo
Título: Complicações de Anemia Falciforme em Pacientes Pediátricos- Revisão Sistemática.
Autor(es): OLIVEIRA, Maria Eduarda Santos Avanzi de
BAESSO, Nayara Letícia
Primeiro Orientador: TORRESAN, Clarissa
Abstract: A anemia falciforme (AF) é uma doença hemolítica, na qual as hemácias assumem um formato anormal devido a alterações genéticas, e são chamadas de Hemoglobina S (HbS). No Brasil, cerca de 250.000 indivíduos possuem o diagnóstico de AF, com predominância nos estados no Norte e Nordeste. As repercussões clínicas da AF são diversas e aumentam a mortalidade de crianças de maneira exponencial, e, portanto, o diagnóstico precoce e ações de prevenção estão relacionadas com o aumento da expectativa e qualidade de vida nesses pacientes. Objetivo: realizar uma revisão de literatura sobre AF e suas complicações em crianças, a fim de demonstrar a importância da realização do diagnóstico precoce nos pacientes pediátricos. Métodos: foi realizada uma pesquisa na base de dados PubMed usando os descritores MeSH. Aplicando critérios de inclusão de tempo de publicação, disponibilidade do texto na íntegra, idioma, idade inferior a 18 anos, estudos em humanos e tipo de artigo foram encontrados 25 artigos. Destes, 16 estavam fora do tema de abrangência, totalizando em 8 artigos para compor o presente estudo. Conclusão: a partir da pesquisa realizada foram encontradas as complicações: doença pneumocócica invasiva, síndrome de Moyamoya, obesidade, acidente vascular encefálico (AVE), vaso-oclusão e suas repercussões sistêmicas, trombose venosa profunda (TVP) e nefropatias. Todas apresentam alto risco de mortalidade para crianças com AF, no entanto, a partir do diagnóstico precoce é possível aplicar medidas de prevenção que diminuem esse risco e aumentem a qualidade de vida.
Palavras-chave: Hemoglobina Falciforme
Pediatria
Diagnóstico Precoce
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Oliveira, Maria Eduarda Santos Avanzi de; Baesso, Nayara Letícia. Complicações de Anemia Falciforme em Pacientes Pediátricos- Revisão Sistemática. 17f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Medicina da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5361
Data do documento: 4-Nov-2019
Aparece nas coleções:MEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfOliveira, Maria Eduarda Santos Avanzi de; Baesso, Nayara Letícia.572.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.