01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA ELÉTRICA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5360
Tipo: Artigo
Título: Estudo de funcionamento de autoclaves a vapor
Autor(es): CASTELARI, Junior Alves
Abstract: O presente trabalho apresenta um estudo sobre o funcionamento de autoclaves a vapor, equipamento este destinado a esterilização de utensílios médicos, odontológicos, veterinários, roupas, e instrumentos para laboratórios. Todo utensílio deve ser esterilizado para garantir que os mesmos contaminações microbiológicas. Os microrganismos se reproduzem de forma exponencial caso o ambiente lhes seja favorável, porém, caso a temperatura seja elevada a taxa de mortalidade cresce em larga escala. O uso de autoclaves para esterilização é extremamente vantajoso, pois não deixa resíduos tóxicos e tem assertividade elevada comparado a outras técnicas. As autoclaves são equipamentos que operam com pressão e temperatura elevada para extinguir as microbiologias, para tal são necessários diversos componentes elétricos e mecânicos, deve ainda respeitar diversas normas regulamentadoras com a NBR5410, referente a instalações elétricas de baixa tensão e NR13 que trata de vasos de pressão. Diversos modos de controle são utilizados sendo: puramente mecânicos, digitais e semidigitais, utilizando se de resistências, válvula de pressão, solenóides, disjuntores, controladores digitais, sensores de temperatura, relés de potência, vasos de pressão, entre outros.
Palavras-chave: autoclavagem
esterilização
vasos de pressão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Castelari, Junior Alves. Estudo de funcionamento de autoclaves a vapor. 26f. 2019. Artigo apresentado ao curso de graduação em Engenharia Elétrica da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5360
Data do documento: 10-Nov-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA ELÉTRICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE DEPÓSITO.pdfCastelari, Junior Alves293.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.