01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC ENGENHARIA DE SOFTWARE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5355
Tipo: Artigo
Título: Redes Defenidas por Software e sua Performance em contraste a Rede Legado.
Autor(es): SANTOS, Lucca Araujo dos
Primeiro Orientador: VILELA JUNIOR, Aparecido
Abstract: Este trabalho baseou-se na aplicação de um novo modelo de desenvolvimento de redes de computadores, chamado de Software Defined Networking (SDN). Este termo surge como líder da próxima geração de redes. Performance é um requisito mínimo para garantir o bom funcionamento de sistemas interconectados. Com isso, foi desenvolvido um plano de testes com o protocolo Openflow e a ferramenta de prototipagem Mininet com a intenção de simular um cenário real em uma rede de pequeno porte. Posteriormente, foi utilizado a ferramenta Wireshark para a captura de pacotes e análise de latência dos mesmos na busca de dados concretos. Nas análises quantitativas, a latência de uma rede SDN se demonstrou inferior se comparado a uma rede legado, isso se deve ao fato da arquitetura do controller ser dissociada do plano de dados. Porém, sobre diferentes circunstâncias os resultados podem se tornar mais congruentes. Para que isso aconteça existe a necessidade de prolongamento desses estudos, com testes quantitativos que possam trazer outras abordagens sobre como tratar o controller de melhor forma a trazer menor latência.
Palavras-chave: Latência
Performance
Sistemas Interconectados
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Santos, Lucca Araujo dos. Redes Defenidas por Software e sua Performance em contraste a Rede Legado. 16f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia de Software da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5355
Data do documento: 9-Dez-2019
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfSantos,Lucca Araujo dos601.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.